Páginas

sábado, 12 de outubro de 2013

Purgatório

A existência de um lugar de purificação chamado Purgatório parte de dois princípios: 1) Primeiro - digo popularmente pra ficar mais fácil de entender- Deus "não dá tapinha nas costas", 2) Há pecados que "levam à morte" (espiritual - pecados mortais) e há faltas que, se não impedem a salvação, nem por isso não exigem reparação.

O Purgatório não é uma rota alternativa de salvação. Só há dois caminhos: salvar-se ou perder-se eternamente. Entretanto, aqueles que morrerem sem pecados mortais, mas que possuírem faltas menos graves ou tiverem ainda imperfeições espirituais quaisquer a serem sanadas, poderão ser salvos, mas "passando por um fogo", como está nas Escrituras. Atentem para o fato de que o Purgatório não é uma modalidade alternativa à aplicação dos méritos conquistados por Nosso Senhor. Pelo contrário, o Purgatório é justamente a aplicação destes méritos conforme a justiça divina. Grande, imensurável é a misericórdia de Deus, sem dúvida. Entretanto, a misericórdia divina está sempre em consonância com sua também imensurável Justiça.

O Purgatório não é "segunda chance", nem "repescagem". Os que vão para o Purgatório estão salvos. Os méritos de Cristo são suficientes para todos superabundantemente, mas a aplicação destes méritos não se dá de forma indiscriminada, ou melhor, não se dá "na canetada". Caros protestantes, a justiça de Deus não finge que não há pecado no homem. Todo e qualquer pecado exige para a justiça divina uma satisfação, que são os méritos de Cristo aplicados não na base da "canetada", mas através dos atos de arrependimento e penitência individuais. Os protestantes tem grande dificuldade em reconhecer o papel do esforço humano no processo da salvação e ficam por aí dizendo bobagens acerca do que a doutrina católica ensina. QUEM OPERA A SALVAÇÃO É DEUS POR SUA GRAÇA. Mas, para ser salvo, o homem deve abrir-se à ação da graça de Deus. Esta abertura pressupõe uma série de ações humanas, no foro íntimo e exteriormente: arrependimento e confissão dos pecados, exercício das virtudes cristãs, prática das boas obras, render o culto devido a Deus etc. Cabe lembrar que Deus espera que façamos todas estas coisas, não porque estas coisas tenham um valor intrínseco, mas porque DEUS, NUM ATO LIVRE, FAZ COM QUE ESTAS COISAS PARTICIPEM DOS MÉRITOS DO SACRIFÍCIO DA CRUZ. Portanto, sejam honestos e parem de dizer que os católicos não crêem na graça de Deus. Aí pergunta o protestante: mas o bom ladrão Dimas não teve tempo para ter uma vida cristã convencional e, mesmo assim, foi salvo. Ocorre, caro protestante, que vc precisa ter uma visão mais ampla. Dimas foi salvo por ter aceito o dom da Fé no último instante e NA PREVISÃO DE QUE DARIA O DEVIDO TESTEMUNHO DESTA FÉ DE TODAS AS FORMAS POSSÍVEIS CASO TIVESSE TEMPO PARA TANTO. Da mesma forma, Dimas não foi batizado pela água, mas o foi sobrenaturalmente, NA PREVISÃO DE QUE ACEITARIA O BATISMO DA ÁGUA SE HOUVESSE TEMPO PARA TAL. Portanto, ainda que alguém tiver que ser salvo no último instante, Deus não dá "tapinha nas costas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário