Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Não se vá!

Caros, reproduzo abaixo a resposta dada por mim a um participante do Facebook acerca de sua anunciada saída da Igreja Católica rumo ao protestantismo. Por ética, substituo o nome dele por "Fulano".

"Fulano, deixo registrado que lamento no mais alto grau sua decisão. Uma geração incontável de homens e mulheres deram seu testemunho público exemplar e, por vezes, heróico, servindo a Nosso Senhor Jesus Cristo na Igreja Católica. O porquê a Igreja Católica não deu certo contigo é um daqueles mistérios que aguarda o nascimento do "sábio" homem que o decifrará. Estou aguardando o surgimento desta rara inteligência sobre a terra. Devo lembrá-lo, caro Fulano, que sua decisão de deixar a Igreja Católica implica que você tenha decidido negar, um a um, todos os pontos de Fé que distinguem a Igreja de outras denominações cristãs. Implica que vc tenha reservado algumas horas ou mesmo dias de seu precioso tempo para fazer um sério exame de consciência, repassando detalhamente cada pequena e grande consequência de sua decisão. Devo presumir, caro Fulano, que, se diz estar de saída, é porque vc realmente estava dentro da Igreja, ou seja, vc realmente havia aderido à doutrina integral da Igreja Católica. Se isto é verdade, então vc deve saber que a doutrina cristã é orgânica, ou seja, é formada por diversas partes hierarquicamente ordenadas e mutuamente dependentes, de forma que a negação de um único ponto de Fé compromete automaticamente diversos outros pontos. Mas, é claro, vc não seria tão tolo em tomar uma decisão tão vital para seu estado espiritual motivado por meras disposições psicológicas, como conforto e bem-estar. Até porque, se tais coisas tivessem a importância que lhe atribuem, Cristo não teria morrido como morreu. Afinal, o bem-estar, que não se confunde com a paz, não estava presente no lenho da Cruz.

Fulano, tomei a liberdade de visitar o seu perfil. Amigo... não retroceda, porque "dar para trás" no caminho percorrido? O que aconteceu? Que dúvida irresolvível vc tem que a Igreja já não tenha explicado e esmiuçado por meio de seu Magistério multissecular? Ou alguém te decepcionou, te maltratou, traiu sua confiança? Caro Fulano, Nosso Senhor não fundou a Igreja entre anjos, mas entre os homens, que são inclinados para o mal e lentos para o bem, MESMO APÓS O BATISMO, MESMO COM ANOS E ANOS DE CAMINHADA. Ou será que foi o "canto da sereia" da Sola Scriptura? Amigo, a Bíblia tem uma casa, que se chama Igreja. A Bíblia tem que ser lida a partir da Tradição viva da Igreja, foi assim desde sempre. Saiba que a Sola Scriptura protestante, que não corresponde à correta leitura que se deve ter da Bíblia, o levará a negar toda coroa de glória que Deus revestiu Maria, o levará a negar a presença Real de Nosso Senhor na Eucaristia, fonte de tantos santos e santas, o levará a negar que Nosso Senhor tenha dado autoridade suprema a Pedro pelo poder das Chaves, o levará a negar estas coisas e muitas outras mais. Vc está realmente disposto a deixar de lado tudo isto? Sob que pretexto, Fulano, vc se permitirá fazer estas coisas? Talvez vc diga: "O importante é Jesus", ou coisas do gênero. Fulano, Cristo e sua Igreja não são nuvens sem forma, que se desvanecem ao toque. A Nova Aliança é espiritual sim, mas da qual estão à serviço do espírito coisas muito concretas, palpáveis, como hierarquia e sacramentos, instituídos por Cristo. Seguir Jesus Cristo não é apenas receber suas consolações cotidianas, mas também aceitar a maneira como ele dispôs as coisas concretamente na história. Bem, Fulano, como católico, me coloco a sua disposição para ajudá-lo a esclarecer algum ponto que vc julgue pendente. Reflita sobre o que disse e, se Deus permitir, nos falaremos em breve. Abraços!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário