Páginas

sábado, 6 de julho de 2013

O que é esta erva daninha dentro de nós?

Acredito que a crise no cenário católico atual tem origem em algo que, devemos confessar, está dentro de cada um nós, católicos contemporâneos. O que é esta erva daninha dentro de nós?
É a crise da percepção da realidade do que somos e de onde estamos?
Quando os Apóstolos saíram do Cenáculo no dia de Pentecostes, eles tinham uma certeza: eram portadores da Verdade. Foi isto que “encantou” as centenas de pessoas que se converteram naquele dia.
Vivemos dentro de um sistema de pensamento que nos quer fazer crer que a nossa Fé é apenas uma coisa entre tantas outras coisas, como um item na seção de congelados no supermercado.
Ora, a nossa Fé não é apenas uma coisa entre tantas outras coisas. Cristo não morreria da forma como morreu para nos dar uma distração religiosa que nos entretessse. Nós somos chamados a ser portadores da Verdade diante do mundo, ponto final.
Se a idéia que fazemos da Fé e da pertença à Igreja é medíocre, tudo que fizermos com relação a isto será igualmente medíocre.
Como podemos colaborar para trazer comprometimento católico ao outro? Agindo com o mesmo espírito dos Apóstolos em Pentecostes, ensinando ao próximo sobre as verdades de nossa Fé (e da Moral) não como uma mera opção entre tantas, mas com o vigor de quem se reconhece como membro da Igreja que, não é dona da verdade, mas sua portadora.
Não nos deixemos contaminar pelo relativismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário